Alimentos funcionais: o que são e para que servem
- Pedro Goularte

- 11 de abr.
- 4 min de leitura
Os alimentos funcionais são aqueles que além das suas funções nutricionais básicas

Os alimentos funcionais são aqueles que além das suas funções nutricionais básicas, também contém compostos bioativos que promovem a saúde e o bem-estar, e previnem o surgimento de doenças como diabetes, infarto, derrame e câncer.
Os alimentos funcionais são naturais e podem ser de origem animal, como os frutos do mar, os peixes e o iogurte, ou de origem vegetal, como as frutas, os legumes, os cereais integrais, as sementes e as leguminosas.
No entanto, para se obter os benefícios dos alimentos funcionais, eles precisam ser consumidos regularmente e devem fazer parte de uma alimentação saudável, associada com a práticas regulares de atividades físicas. Veja como fazer uma alimentação saudável.
Lista de alimentos funcionais
Alguns exemplos de alimentos funcionais são:
1. Chá verde
O chá verde é considerado um alimento funcional por conter catequinas, flavonoides e cafeína, que são compostos bioativos com ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória.
Para que serve: previne o surgimento do câncer, ajuda no emagrecimento, equilibra os níveis de glicose no sangue, regula a pressão arterial, melhora a memória e evita doenças cardíacas. Conheça todos os benefícios do chá verde.
2. Soja
Por conter compostos funcionais, como isoflavona, esteróis, estanóis e fibras solúveis e insolúveis, a soja é um alimento funcional com propriedades antioxidantes, antitumorais e anti-inflamatórias.
Para que serve: alivia os sintomas da menopausa, evita doenças cardiovasculares, combate a prisão de ventre, controla a diabetes e previne o surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, de mama e de próstata.
3. Batata yacon
A batata yacon é rica em fibras solúveis e insolúveis, fruto-oligossacarídeos e inulina, que são compostos funcionais com ação probiótica, aumentando o crescimento de bactérias benéficas no intestino.
Para que serve: melhora o funcionamento do intestino, controla os níveis de glicose no sangue, diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Veja outros benefícios da batata yacon para a saúde.
4. Frutas cítricas
As frutas cítricas, como limão, laranja, kiwi, acerola e abacaxi são funcionais, porque têm boas quantidades de flavonoides, que são compostos bioativos antioxidantes, antivirais, vasodilatadores, antibacterianos e anti-inflamatórios.
Para que serve: ajuda a prevenir envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares, Alzheimer e câncer, e fortalece o sistema imunológico.
5. Uva roxa
A uva roxa é um alimento funcional por ser rica em taninos, catequinas, resveratrol e antocianinas, que são compostos bioativos com ação cardioprotetora, antioxidante e anti-inflamatória.
Para que serve: fortalece o sistema imunológico, melhora a cicatrização, previne o envelhecimento precoce, ajuda a evitar alguns tipos de câncer, como de cólon e de próstata, e diminui o colesterol sanguíneo. Veja mais benefícios do consumo da uva.
6. Cúrcuma
A cúrcuma é rica em compostos bioativos, como curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina, que têm ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e imunomoduladora.
Para que serve: ajuda na prevenção contra alguns tipos de câncer, alivia dores de cabeça e nas articulações, controla a diabetes, previne doenças alérgicas e trata problemas na pele.
7. Tomate
Por ter ótimas quantidades de fibras, licopeno e flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o tomate é classificado como um alimento funcional.
Para que serve: previne o surgimento do câncer de próstata, evita doenças no coração e fígado, mantém a saúde da pele, olhos e cabelos, fortalece o sistema imunológico e combate a prisão de ventre. Saiba como obter todos os benefícios do tomate.
8. Iogurte
O iogurte é rico em probióticos, como Bifidobactérias e Lactobacilos, que são bactérias benéficas que atuam como imunomoduladores e reguladores da flora intestinal.
Para que serve: fortalece a imunidade, ajuda no tratamento da prisão de ventre, da síndrome do intestino irritável e da gastrite, previne o excesso de gases e o surgimento do câncer no cólon.
9. Sardinha
Além de fornecer gorduras e proteínas para o corpo, a sardinha é um alimento funcional por ser rica em ômega 3, que é um tipo de gordura saudável com ação antioxidante, anticoagulante e anti-inflamatória.
Para que serve: diminui o risco de doenças cardiovasculares, evita a formação de coágulos, previne a depressão e doenças auto-imunes, melhora o funcionamento do cérebro e a qualidade da pele.
10. Aveia
A aveia é um alimento funcional, porque além de fornecer boas quantidades de carboidratos e proteínas, também contém beta-glucana e avenatramida, que são compostos com propriedades antioxidantes, sacietógenos e hipoglicemiantes.
Para que serve: reduz risco de câncer de cólon, melhora o sono e o funcionamento do intestino, ajuda no controle da glicemia, favorece a perda de peso e fortalece o sistema imunológico. Conheça todos os benefícios da aveia.
11. Feijão preto
O feijão preto é rico em fibras, saponinas e flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante, hipolipemiante e hipoglicêmica.
Para que serve: diminui o risco do câncer de cólon e doenças cardiovasculares, combate a prisão de ventre, equilibra os níveis de glicose no sangue e favorece o emagrecimento.
12. Semente de linhaça
Por ser rica em fibras, lignanas e ômega 3, que são compostos bioativos com ação anticancerígena, anti-inflamatória e antioxidante, a linhaça é considerada um alimento funcional.
Para que serve: diminui o risco de câncer e doenças cardiovasculares, evita a prisão de ventre, mantém a saúde dos olhos, previne a perda de memória, a ansiedade e a depressão. Veja outros benefícios da linhaça para a saúde.





Comentários